Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan)


O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), instituído no âmbito da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, é o gestor da política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Estado, acolhe o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná(Consea/PR), coordena a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/PR), e é responsável pela implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nos municípios. Também compete ao Desan a coordenação estadual dos programas PLC - Programa Leite das Crianças e PAA - Compra Direta. Além disso, o Desan é responsável por projetos destinados aos municípios, com o objetivo de fortalecer a política de segurança alimentar, são eles:

- Cozinhas/ Panificadoras Comunitárias

As Cozinhas/Panificadoras Comunitárias (fixas ou móveis), caracterizam-se pela produção e comercialização de refeições saudáveis, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, servidas em locais apropriados, gratuitas e/ou comercializadas a preços acessíveis. Suas refeições são destinadas à população que se alimenta fora de casa, prioritariamente os extratos sociais mais vulneráveis. Outra variação deste projeto é a Cozinha-Escola utilizada para realização de cursos de profissionalização e capacitação da comunidade, visando estimular boas práticas de produção e fabricação, aprimoramento de habilidades, geração de renda, entre outros.

- Hortas Comunitárias Urbanas

As Hortas Comunitárias Urbanas, além de garantir sustentabilidade ambiental por meio de práticas ambientais responsáveis, beneficiam o público que se encontra em situação de insegurança alimentar e nutricional, proporcionando acesso a alimentos saudáveis e diversificados, e o desenvolvimento de estratégias de geração de renda para a população atendida. Além disso, essas estruturas promovem integração, inclusão social e melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

- Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional

Os Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (EPSAN) são unidades que buscam incentivar o fornecimento de refeições saudáveis e promover educação alimentar e nutricional com apoio à produção, abastecimento e consumo de alimentos, visando reduzir índices de insegurança alimentar e nutricional (IAN) da população, promover o acesso à alimentação adequada e saudável, reduzir o desperdício de alimentos, fomentar a agricultura familiar e os circuitos curtos de comercialização.  Os processos educativos nos EPSANs emergem como importantes instrumentos no combate à fome e no fomento às práticas alimentares saudáveis. São estruturas de EPSAN: "Sacolões", Bancos de Alimentos, feiras de comercialização de alimentos, centrais públicas de recebimento e distribuição, entre outros.

Esclarecemos ainda que há disponibilidade de recursos para a implantação/modernização de Restaurantes Populares para municípios com no mínimo 80.000 habitantes, visando a produção e comercialização de refeições saudáveis a preços acessíveis, prioritariamente à população em situação de insegurança alimentar e nutricional.


Recomendar esta página via e-mail: