Notícias

08/02/2019

Nota pública do Consea PR sobre o Consea Nacional

CONSEA


Nota pública do Consea PR sobre o Consea Nacional

O direito de acesso a uma comida saudável, não contaminada, cultivada e produzida a partir de relações sociais isentas de exploração, que promova a reprodução sã e adequada dos recursos não renováveis do meio ambiente e que constrói a cidadania numa sociedade democrática!

O Brasil, um país onde historicamente a desigualdade social produziu situações caóticas e bizarras de fome e miséria, promoveu um resgate do Direito Humano à Alimentação Adequada a partir de 2003, implantando o SISAN, um Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Soberania Alimentar. O CONSEA Nacional é parte fundamental desse Sistema. Como exemplo emblemático, a operação efetiva do CONSEA junto à representação da sociedade civil, deu formulação e sustentação a um conjunto de medidas intersetoriais propostas, discutidas e então implementadas junto ao governo, que em seu conjunto levaram à retirada história do Brasil do trágico Mapa da Fome em 2014.

Nunca é demais destacar que o CONSEA reúne voluntariamente seres humanos de alto gabarito técnico, de experiências efetivas, de planejamento e execução de estratégias de políticas públicas, de docentes e pesquisadores, de vivências de luta por causas em sintonia com a dignidade e qualidade de vida. Reúne voluntariamente pessoas com enorme disposição para mobilizar, para dialogar, criar e propor sobre o direito mais fundamental à vida humana.

É a partir do Consea que conseguimos qualificar leis como a da Alimentação Escolar, promovendo a alimentação orgânica para merenda nas escolas, fortalecemos a agricultura familiar e ecológica e sua relação com o acesso à comida de verdade nas escolas, centros de educação infantil, restaurantes universitários e entidades de assistência social. Conseguimos a ampliação de ações organizadas para a redução do uso de agrotóxicos em alimentos, preservando e protegendo vidas, conseguimos organizar no sistema público de saúde o cuidado nutricional para enfrentarmos a epidemia da obesidade grave e precoce que está destruindo a saúde das crianças. Tudo isso conseguimos a partir desse conselho onde a sociedade civil tem voz, tem espaço de lutar e colaborar com as forças de governo de modo democrático e construir em conjunto.

Extinguir o CONSEA NACIONAL significa ampliar espaços para uma agricultura e uma alimentação que, ao invés de valorizar a saúde humana e o equilíbrio ambiental, coloca o lucro e a exploração desenfreada como norte civilizatório!

Assim, conclamamos toda a sociedade para fortalecer a reconstrução desse espaço democrático, efetivo, lutador e concretizador do mais fundamental direito de todo ser humano que é o de ter saúde a partir de uma comida limpa, saudável, e referenciada em suas memórias, no patrimônio de sua cultura e tradição.

Reafirmamos que, por todo esse panorama de desafios na agenda política, lutas e conquistas, o CONSEA NACIONAL é o meio concreto de a sociedade e os dirigentes éticos terem voz e ação pelo direito de viver, com saúde, dignidade e cidadania, num planeta que preserva a vida e não a submete a interesses econômicos e restritos!

Defendemos a reinstalação urgente do CONSEA NACIONAL, pela ética do cuidado, pela ética da vida!

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.